quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Governo do Estado inicia processo de tombamento dos jardins de Burle Marx

Depois de transformar o Parque Aza Branca e a antiga casa de Januário (pai de Luiz Gonzaga) – ambos localizados em Exu, cidade natal do Rei do Baião - em bens tombados, o Governo de Pernambuco deu mais um passo em direção à preservação e recuperação de patrimônios culturais do estado. Nesta terça-feira (4), data de comemoração do centenário do paisagista Burle Marx, foi anunciado o início do processo de tombamento de sete jardins públicos projetados pelo arquiteto paulista que imprimiu uma identidade particular à paisagem urbana do Recife.

O processo inclui a proposta de tombamento dos jardins da Praça de Casa Forte, Praça do Derby, Praça Euclides da Cunha (bairro da Madalena), Praça da República, Praça Faria Neves (bairro de Dois Irmãos), Praça Salgado Filho (próximo ao Aeroporto Internacional dos Guararapes), além dos jardins internos do Palácio do Campo das Princesas. Com o deferimento do secretário de Educação do Estado, Danilo Cabral, uma equipe da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe) realizará agora o exame técnico dos locais a fim de identificar a relevância patrimonial dos jardins e construir diretrizes para conservação desses bens.

Após a análise, a proposta será submetida à apreciação do Conselho Estadual de Cultura que encaminhará, posteriormente, ao governador do Estado para que seja feita a homologação definitiva do tombamento. Entretanto, até a conclusão do processo, os jardins já estarão sob a proteção do poder público estadual.

Segundo a diretora de Preservação Cultural da Fundarpe, Célia Campos, a iniciativa é um reconhecimento à condição histórica que os jardins públicos ocupam, não só na carreira de Burle Marx, mas também na construção do cenário da capital pernambucana. “Recife, assim como todo o estado de Pernambuco, terá seu patrimônio cultural e ambiental enriquecido com esse reconhecimento. Esses jardins representam um marco na trajetória de Burle Marx, que contribuiu também para existência de uma cidade mais integrada ao meio ambiente”, afirmou Célia.

Burle Marx – Nascido no dia 04 de agosto de 1909, Roberto Burle Marx era paulista, embora tenha passado boa parte de sua vida no Rio de Janeiro. Seu laço com o estado de Pernambuco é de origem materna, já que sua mãe, Cecília Burle, nasceu aqui. Ele chegou ao Recife em 1934 para assumir o Setor de Parques e Jardins do Estado durante o mandato do então governador Carlos de Lima Cavalcanti.

Na projeção de seus jardins, sempre utilizou elementos da paisagem e vegetação local, considerando princípios da pintura, música e poesia. A Praça de Casa Forte, criada em 1935, foi o primeiro jardim público de sua carreira, que inclui ainda a construção de 24 jardins públicos e 34 privados.

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe aqui sua sugestão e/ou comentário, a PERTO DE CASA agradece.