segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Burle Marx, 100 anos do artista dos jardins





Roberto Burle Marx foi um dos mais importantes paisagistas do século XX. Nasceu em São Paulo em 1909, passou a infância no Rio de Janeiro e em 1928 foi estudar arte em Berlim, na Alemanha, onde ficou fascinado quando descobriu que o Jardim Botânico conservava espécies da flora brasileira. De volta ao Brasil em 1929, Burle Marx se dedicou a valorizar as plantas nativas em jardins públicos e privados, nos quais evidenciava de forma impressionante o colorido dessas flores.

Chegou ao Recife em 1934, com 25 anos. Dirigiu por três anos o setor de Parques e Jardins da Diretoria de Arquitetura e Urbanismo do Governo do Estado de Pernambuco, coordenado pelo arquiteto carioca Luiz Nunes. Assim, várias praças recifenses tem sua assinatura. A nossa Praça de Casa Forte (1935), foi a primeira praça pública projetada e construída pelo paisagista.

Ana Rita Sá Carneiro, arquiteta e atual coordenadora do Laboratório de Paisagem da UFPE e uma das maiores autoridades no que diz respeito ao trabalho paisagístico do pintor e arquiteto paulista, por ocasião dos 100 anos de Burle Marx (4 de agosto 2009), lançou a cartilha “Os jardins de Burle Marx no Recife”, publicação destinada a estudantes e professores. Além disso, anuncia o tombamento de seis praças, que serão consideradas também Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Aguarda para isso, posicionamento do Iphan. A expectativa é que o tombamento federal seja anunciado até o final do ano. No âmbito estadual, o processo está em fase final. As praças são: Casa Forte (ou Vitória Régia); Euclides da Cunha, ou dos Sertões, na Madalena; a Praça do Derdy; Praça da República e Jardim do Campo das Princesas, respectivamente à frente e no interior do Palácio do Governo de Pernambuco; a Ministro Salgado Filho, em frente ao antigo Aeroporto dos Guararapes e a Farias Neves (Praça de Dois Irmãos), ao lado do Jardim Zoobotânico. As praças foram escolhidas por serem as mais representativas. Porém, segundo Ana Rita, o trabalho está sendo feito por etapas, por serem mais de duas dezenas de projetos públicos e privados.

O tombamento será importante na captação de recursos para manutenção e conservação das praças.

Vale a pena destacar algumas de suas obras realizadas no Brasil e no exterior:

- Os jardins internos e externos do Palácio do Itamaraty e o externo do Palácio da Justiça, além de outros lugares de Brasília

- O jardim do campus da Universidade Oxford Brookes, na Inglaterra

- Os desenhos em pedra portuguesa do calçadão da Praia de Copacabana (Rio)

- Projeto paisagístico da embaixada do Brasil em Washington, nos Estados Unidos.

Nízia Cerqueira

Foto: Praça de Casa Forte - Recife / PE

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe aqui sua sugestão e/ou comentário, a PERTO DE CASA agradece.