quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Museu do Estado recebe exposição de Renato Valle, nesta quinta-feira(6)

A apropriação de referências externas sempre foi uma postura comum no âmbito das artes, especialmente as plásticas, embora nem sempre assumida claramente pelos artistas. Integrando o grupo daqueles que não somente declaram abertamente à citação às obras de outros autores, mas fazem dessa citação o mote para produção de seu trabalho, Renato Valle inaugura nesta quinta-feira (6) a exposição Diálogos, no Museu do Estado de Pernambuco, às 19h.

A mostra reúne 15 desenhos em grande escala que fazem alusão explícita a obras de Casimir Malevich, Gilvan Samico, Murillo La Greca e Fédora do Rego Monteiro, além de referências a peças de teatro, figuras míticas do imaginário popular e fatos cotidianos. Buscando não se limitar ao cânone artístico, Valle procurou também a intervenção direta do público para construir suas telas, feitas de grafite sobre lona crua, como no caso da lona Sinhá Ricarda e O Epílogo de Baltazar Câmara .

Usuários do Hospital Ulysses Pernambucanos também colaboraram para a produção de Conversa com Fédora e Meu amigo do Ulysses, já que realizaram o desenho que inspirou a tela. Além disso, o trabalho social desenvolvido por Valle no projeto Pró-criança, na comunidade Dom Hélder (bairro de Piedade) possibilitou a produção da obra batizada de Cachorro Morto.

Uma das intenções do artista era também registrar o processo de criação e concepção dos trabalhos e, para tanto, foram fotografados e filmados todos os momentos de produção das obras, resultando em três vídeos que captaram o andamento do projeto. “Eu queria dialogar com outros artistas. Em muitos trabalhos, eu pego uma obra de outro autor que me interessa e aquela obra me faz trabalhar uma coisa minha. Então, passei a citar esses artistas nos trabalhos e achei da maior importância assumir essa apropriação da obra e citar o outro autor”, comenta Renato Valle sobre a finalidade de seu recente trabalho, que fica em exposição até o dia 30/08.

Serviço

Abertura da exposição Diálogos, de Renato Valle
Data: 06/08 (quinta-feira)
Horário: 19h
Local: Museu do Estado de Pernambuco (Avenida Rui Barbosa, 960, Graças)
Visitação: 07 a 30/08 (terça a sexta, das 9h às 17h; sábados e domingos, das 14h às 17h)
Informações: 3184.3174

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe aqui sua sugestão e/ou comentário, a PERTO DE CASA agradece.