sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Gravatá celebra a 11ª Festa da Estação a partir desta segunda (17)

Shows, palestras e cortejos de cultura popular integram a programaçãodo evento que faz parte do Festival Pernambuco Nação Cultural

A partir desta segunda-feira (17), Gravatá, no Agreste Central, recebe o Festival Pernambuco Nação Cultural durante a décima primeira edição da Festa da Estação. Até o dia 22, não faltarão atrações artísticas de qualidade, entre shows de grandes nomes da música nacional, apresentações de grupos tradicionais pernambucanos, aula-espetáculo do escritor Ariano Suassuna, oficinas culturais e palestras.

A abertura oficial do festejo será feita por Ariano, que leva à cidade a aula-espetáculo Nau – uma peça que mescla erudito e popular e faz um passeio pela história da cultura pernambucana, perpassando, juntamente com músicos, cantores e bailarinos do Grupo Arraial, diversos ritmos e movimentos culturais do estado.

Na quinta-feira (20), começam as apresentações do Palco de Cultura Popular, localizado na Praça do Povo. Com início das atividades marcado para as 20h, passarão as seguintes atrações: Bacamarteiros de Brejo da Madre de Deus, Trio Rojão, Banda Capim Lagoa, Mestre Librina, George Luiz, Bacamarteiros de Bonito, Grupo Encanto e Poesia, Dudu e Banda, Expresso Jovem Guarda, Banda Três Poderes, Bacamarteiros de Cachoeirinha, Mazuca de Agrestina, Banda Cobra, Valter Lins e Maurício Menezes.

No Palco Pernambuco Nação Cultural, montado no Parque de Eventos Chacre Mussa Zarzar, passarão nomes de peso da música brasileira e do estado. A programação também se inicia no dia 20, a partir das 22h, com shows de Banda Sou Reggae, Volver, O Rappa e Elifas Júnior. Na sexta-feira (21), quem sobe ao palco é Maurício Ramalho, Folia Tropical, Joana e Sirano e Sirino. E para encerrar, no sábado (22), tem Marcos de Lima, Os Cabras do Forró, Alcione e Nádia Maia.

Oficinas – Em Gravatá, serão realizadas quatro oficinas e palestras institucionais. No dia 18, haverá a oficina de Elaboração de Projetos; no dia 19, Mônica Barroso ministra a oficina sobre o Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura (Funcultura). Já na quinta-feira (20), o dia será totalmente dedicado ao programa Mais Cultura, com capacitações sobre o próprio Mais Cultura, o Edital de Microprojetos Culturais e o Edital do Cine Mais Cultura. No dia 21, o público confere a oficina de Educação Patrimonial.

Fórum – No dia 19, Gravatá recebe o Fórum Regional de Cultura do Agreste Central, na Escola de Referência e Ensino Médio de Gravatá, que reunirá artistas, produtores e agentes culturais de 26 municípios juntamente com representantes do poder público estadual, a fim de discutir políticas de cultura para a região. O evento segue o mesmo formato dos fóruns já realizados este ano em Goiana, São José do Belmonte, Garanhuns, Água Preta, Serra Talhada e Taquaritinga do Norte. Pela manhã será realizada a plenária, com a participação da presidente da Fundarpe, Luciana Azevedo, que fará a apresentação do balanço de ações que vêm sendo desenvolvidas pelo Governo de Pernambuco em prol da consolidação de uma política de cultura regional.

À tarde, é a vez dos participantes se reunirem em grupos organizados por linguagem cultural para debater e ajudar a elaborar propostas para um plano de cultura arquitetado em bases democráticas e regionalizado, indicando as prioridades dos investimentos públicos. O objetivo é discutir a política cultural de forma conjunta, contemplando a diversidade de expressões populares presentes no Estado.

Sala multimídia – Quem for à Gravatá também poderá conferir a Sala Multimídia, um ambiente interativo, que une cultura e tecnologia. Instalado na Avenida Joaquim Didier, nº 261, Centro (no Pátio de Eventos, em frente à Prefeitura de Gravatá), o espaço abriga um mapa virtual de Pernambuco que, com uma tecnologia sensível ao toque, apresenta um pouco de cada uma das Regiões de Desenvolvimento (RDs) do Estado e suas expressões culturais. O horário de funcionamento é das 9h às 12h e das 14h às 18h.

Um museu itinerante – No mesmo espaço da Sala Multimídia também funcionará o projeto Um Museu Itinerante. Trata-se de uma exposição que reúne 10 reproduções do acervo do Museu do Estado de Pernambuco (Mepe) em grande formato, acompanhadas de uma cartilha com ilustrações em policromia (impressão em quatro cores), contando pouco da história de Pernambuco. O público que for ao local ainda terá a oportunidade de assistir a um DVD que mostra todas as coleções e os espaços do Mepe.

Semana do patrimônio – A partir desta segunda-feira (17), a Fundarpe promove a 2ª Semana do Patrimônio Cultural de Pernambuco. O evento – que segue até a sexta-feira (21), contando com ações educativas, capacitações de agentes dos municípios e realização de um seminário – será dividido entre as cidades de Recife e Gravatá.

Nesta segunda-feira (17), a equipe da Fundarpe irá promover atividades de capacitação para técnicos de 45 prefeituras municipais das 12 Regiões de Desenvolvimento do Estado, no Hotel Vila Hípica, em Gravatá. As atividades, que incluem palestras sobre diversos temas relacionados à preservação de bens materiais e imateriais, tem por finalidade atualizar os conhecimentos acerca das técnicas e políticas de conservação dos patrimônios.

No mesmo dia, cerca de 600 estudantes das escolas públicas estaduais de três municípios do Agreste Central (Gravatá, Caruaru e Bezerros) também terão a oportunidade de conhecer de perto os patrimônios históricos e culturais de suas respectivas cidade por meio de visitas guiadas por personalidades que receberam o título de Patrimônio Vivo do Estado. Em Gravatá, os alunos irão visitar o Memorial do município; já em Caruaru, os jovens poderão conhecer o acervo do Museu do Barro da cidade, acompanhados pelo renomado artesão do Alto do Moura, Manoel Eudócio. Para os estudantes de Bezerros, a terra dos papangus, o destino será o Centro de Artesanato do município e o Memorial J. Borges, tendo o xilogravurista que dá nome ao espaço como guia.

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe aqui sua sugestão e/ou comentário, a PERTO DE CASA agradece.