segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Fundarpe inaugura Estação Cultural Senador José Ermírio de Moraes

Na semana em que se comemora o Dia do Patrimônio, a Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), em parceria com a prefeitura de Jaboatão dos Guararapes, Grupo Vontorantim e SESC inaugura mais um equipamento cultural no estado. A partir desta terça-feira (18), a Estação Cultural Senador José Ermírio de Moraes, em Piedade, estará aberta ao público, funcionando como um anexo do Museu do Estado de Pernambuco. Com uma área de 2665m², o imóvel de arquitetura modernista abrigará exposições de artes visuais, além de atividades de formação cultural.

A solenidade de inauguração acontecerá a partir das 19 horas com a presença da presidente da Fundarpe, Luciana Azevedo. Na ocasião, além da apresentação do grupo de choro infanto-juvenil do SESC de Santo Amaro, acontecerá a abertura das exposições Palavras Compartilhadas, de Rosana Ricalde, e 30 anos de Arte e Design, de Alex Mont’Elberto. Ambas ficarão à mostra nas duas Salas de Exposições Temporárias do casarão, que abrigará também o Memorial Senador José Ermírio de Morais, com textos e fotografias do político e fundador do grupo Votorantim,
Posteriormente, o imóvel onde morou o senador, contará também com um ateliê artístico, um espaço multimídia, duas salas de formação – que servirão para aulas de dança, teatro ou de temas relacionados à arte –, uma sala de reunião, um café, além de um cine-auditório com 50 lugares, onde deverão acontecer atividades cineclubistas. O espaço funcionará de terças às sextas-feiras, das 9h às 17h, e aos sábados e domingos, das 13h às 17h. A entrada será gratuita em todos os dias da semana.


Biografia – Nascido em 21 de janeiro de 1900, José Ermírio de Moraes viveu boa parte de sua infância e juventude num engenho, localizado no município de Nazaré da Mata (Zona da Mata Norte). De origem aristocrática, o garoto embarcou aos 16 anos para os Estados Unidos, onde se formou em Engenharia de Minas na Colorado School of Mines. Ao voltar ao Brasil, trabalhou para a Secretaria de Agricultura de Minas Gerais até conhecer Helena, cujo pai era dono do maior complexo industrial de tecelagem da época, a Votorantim S/A. Foi a partir daí que José Ermírio tomou a frente da empresa, onde permaneceu até 1962, ano em que resolveu concorrer a uma vaga de senador da república por Pernambuco. Ao término de seu mandato, retornou ao grupo Votorantim, ficando até 1973, ano de sua morte.

Espaço recebe exposições de Alex Mont’Elberto e Rosana Ricalde

A inauguração da Estação Cultural Senador José Ermírio de Morais já traz consigo duas exposições de artes visuais, que ficarão em cartaz até o dia 28 de setembro. Uma é a mostra retrospectiva do designer Alex Mont’Elberto, comemorando 30 anos de carreira; a outra é a exposição itinerante Palavras Compartilhadas, da artista plástica carioca Rosana Ricalde, que já percorreu vários cantos do Brasil por meio do Programa ArtSesc.

Na mostra 30 Anos de Arte e Design, Alex Monte’Elberto mostrará mais 30 de peças ilustrativas das principais fases de sua carreira. Os visitantes poderão conferir obras decorativas, feitas de cerâmica, do chamado Manifesto Fossilífero, além de sua fase totêmica, em que trabalhou com o aço e carbono oxidado. No campo das esculturas, ele apresenta as peças já com traços modernos de design, a partir do alumínio fundido. Um dos destaques desta fase é a linha cadeira-marisco, inspirada no movimento manguebeat. Esta peça chegou a ficar exposta na Biennale Internationale de Design, em St Étienne, na França.Por último, o artista mostra o seu mais recente trabalho InNatura, em que a arte e a ecologia caminham juntas nas construção de um artesanato decorativo, produzido a partir da madeira do coqueiro e do alumínio reciclado. “Esse meu último trabalho me faz recuperar minhas antigas criações em esculturas. Essa mostra será muito importante para mim, até porque vai acontecer na casa projetada por um antigo professor meu, Paulo Vaz”, afirmou.

Em Palavras Compartilhadas, Rosana Ricaldi propõe um diálogo entre a linguagem escrita e visual. Textos poéticos e literários dão suporte e complementam o sentido de suas imagens, de modo que a relevância de ambas as linguagens são igualmente consideradas no processo de significação da obra. Para composição dos 21 trabalhos que compõem a mostra, a artista toma como ponto de partida diferentes temáticas de seu universo particular e artístico. O Movimenta Modernista brasileiro é reverenciado em Auto Retrato e Manifesto.Este último apresenta referências diretas às manifestações que nortearam o movimento desde seu início, como o manifesto antropofágico e dadaísta.

Um dos destaques da mostra é Contra-poemas, em que Ricaldi trabalha os antagonismos existentes na linguagem fazendo uso da alternância entre fundos negros e brancos. No suporte textual, a artista interfere diretamente em poemas cujos sentidos são totalmente transformados por meio da troca das palavras. Paisagens, mapas, labirintos e paisagens urbanas também compõem a exposição, que procura, sobretudo, enunciar o mundo.

Serviço

Inauguração da Estação Cultural José Ermírio de Moraes e das exposições 30 anos de arte e design, de Alex Mont’Elberto e Palavras Compartilhadas, de Rosana Ricaldi Data: 18/08 (terça-feira) Horário: 19h Local: Estação Cultural Senador José Ermírio de Moraes (Av. Beira Mar, nº 990 - Piedade - Jaboatão dos Guararapes)

Visitação: Terças às sextas-feiras (das 9h às 17h) e sábados e domingos (13h às 17h)Exposições ficam em cartaz até 28/09 Entrada Gratuita
Sugestão de entrevista: Alex Mont'Elberto - (81) 3474.3996 (ateliê)

Um comentário:

  1. Foi muito bom para jaboatão dos Guararapes ter um espaço cultural deste, em parceria com a Fundarpe, pois nós artesãs precisamos de um lugar como este para resgatar as as origens de jaboatão, através do nosso artesanato, feito por nós aqui que moramos em jaboatão dos Guararapes. Ganhamos esse espaço e vamos fazer o melhor lugar para o turista visitá-lo, e levar consigo na memória o que jaboatão é capaz de fazer, com muito orgulho digo-lhes, nós vamos fazer tudo para dar certo, as escolas com certeza iraõ levar seus alunos para conhecer,como atividade de aula extraclasse. Portanto, vamos fazer a propaganda sempre! e fazer uma Mostra dos nossos trabalhos para o público. obrigada profª e artesã Josete Tavares

    ResponderExcluir

Deixe aqui sua sugestão e/ou comentário, a PERTO DE CASA agradece.