quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Cascabulho é a grande atração do Observa e Toca Malakoff deste sábado (22)

Programação inclui ainda shows de Zé Pilintra e Sinhô Pereira, além de palestra sobre tecnologias mortas.

Neste sábado (22), o Observa e Toca Malakoff traz mais um dia de shows e debates sobre o campo musical. O projeto, promovido pela Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), apresenta desta vez a banda veterana Cascabulho e os grupos selecionados da semana, Zé Pilintra e Sinhô Pereira. Abrindo a programação, às 16h, o grupo ALTOVOLTS, comanda palestra sobre o uso de “tecnologias mortas”.

Na ocasião, Neilton Carvalho e Adriano Leão falarão sobre as experiências do grupo da comunidade Bomba do Hemetério (Zona Norte do Recife), que produz artesanalmente amplificadores valvulados para guitarras, a partir da reutilização de materiais sucateados. “Esses instrumentos produzem uma qualidade de som melhor em relação aos equipamentos digitais e eram muito usados pelas bandas nas décadas de 70 e 80. Aqui no Brasil a galera não valoriza muito, mas gente tem produzido bastante para alguns artistas do estado”, afirma Adriano.

A banda é uma das que vai experimentar o equipamento durante o show, que começa às 17h30. Na apresentação, o grupo, que em 2004 foi indicado ao Grammy Latino, ira mostrar músicas do Brincando de coisa séria, álbum lançado em 2008. Atualmente, a banda está na fase de pré-produção de seu primeiro DVD, com gravação prevista para acontecer em 2010, na cidade de origem do grupo, Jaboatão dos Guararapes.

A partir das 18h40 é a vez do grupo Zé Pilintra apresentar seu rock dançante mesclado com batidas de ska, reggae, eletrônica e funk. A banda, formada em 2005 pelos músicos Guto TriEgg (Vocal),Marcelo Zaion (Baixo, samplers e vocal), André Gordo (Guitarra) e Hélder Cavalão (Bateria) apresentará um repertório totalmente autoral composto por faixas de EP ao vivo, lançado em janeiro deste ano.

Quem sobe ao palco às 19h20 para encerrar o Observa e Toca desta semana é a banda Sinhô Pereira, que vem sendo comandada por S.Maia (vocal) desde 2000. No show, o grupo tocará algumas músicas inéditas, além de faixas de Rádio de Pilha, álbum lançado com apoio do Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura (Funcultura).

Sopa de Auditório - Neste domingo (23), é a vez da Torre receber a gravação do programa Sopa de Auditório, que recebe Brasáfrica, Grupo Rabecado, além do recital de poesias de Chico Pedrosa. O programa é transmitido ao vivo pela Tv Universitária (Canal 11), das 16h às 18h.
Programação Observa e Toca Malakoff

22/08 (sábado)

16h - Palestra Tecnologias Mortas (Alessandro Leão e Neilton Carvalho - Grupo de Pesquisa de Tecnologias Mortas)
17h30 - Cascabulho
18h40 - Zé Pilintra
19h20 - Sinhô Pereira

Serviço

Observa e Toca Malakoff

Data: 22/08 (sábado)
Horário: A partir das 16h
Local: Torre Malakoff (Praça do Arsenal da Marinha s/n – Bairro do Recife)

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe aqui sua sugestão e/ou comentário, a PERTO DE CASA agradece.