quarta-feira, 19 de setembro de 2012

GASTANDO O FUTURO....

Lembro que quando estudava (e também não faz um século isso), tinha tempo para muitas coisas. Os esportes foram muito importantes em minha vida, principalmente para driblar a timidez e eu respeitava muito meus professores e as regras no colégio. No mais, não lembro de nenhum trauma por não estar aprendendo nem pelo excesso de tarefas, nem pelas dificuldades das mesmas ou coisa assim. Muito menos tive que ter aulas particuares nem fazer cursinho para passar na Universidade Federal de Pernambuco, pois fiquei com uma boa base e isso ajudou bastante.

É exatamente por isso que me espanta a maneira como os colégios vem ensinando aos nossos filhos. As crianças, mal entrando na adolescência, estão sendo cobradas como se fossem fazer vestibular no outro dia ou como se hoje já estivessem sendo preparadas para fazer concursos, que parece ser a coisa mais importante hoje nesse país. Passar em concurso para ganhar bem, fazer o resto da vida a mesma coisa para ter uma boa aposentadoria. Uau! Parece-me algo bem distante ainda para essas crianças que, de preferência, deveriam ter professores preocupados com que aprendam , com que tenham boas bases para que possam um dia enfrentar o que virá. Meu filho mais novo recebeu uma ficha com tarefas de matemática que pasmem, nem mesmo um estudante de engenharia conseguiu responder a algumas questões! Esse professor está preocupado em ensinar ou ficar famoso por ser carrasco? Ou até mesmo mostrar que a escola "exige" e está preparando para o futuro?

Por conta disso estamos, além de pagar caro por escolas que deveriam garantir um bom ensino, tendo que pagar cursos por fora e de várias matérias!

Podem me explicar o que está acontecendo? Por que estão gastando o futuro desses adolescentes bombardeando-os com um monte de informações mal explicadas????  Por favor não me venham dizer que é por que cada dia mais precisam estar preparados, que a concorrência é grande e etc, etc, etc. Eu acredito que alunos que aprendem BEM estarão preparados para tudo, inclusive para serem criativos o suficiente para não se verem fissurados nem frustrados por não passarem em concursos. 

O que se precisa hoje é formar adultos confiantes no que aprenderam e preparados para enfrentar um mundo que nem nós mesmos sabemos como vai ser.

Por favor, professores, pensem nisso antes de encherem o quadro de matérias e terminar a aula sem a preocupação de que realmente o conteúdo foi entendido, afinal, eles precisam primeiro desta segurança!

(Taciana Valença).


0 comentários:

Postar um comentário

Deixe aqui sua sugestão e/ou comentário, a PERTO DE CASA agradece.