sexta-feira, 9 de setembro de 2011

ANIVERÁRIO DO IRB (9 ANOS)

Quinteto Violado, palestras, oficinas e ballet no aniversário do IRB.



O Instituto Ricardo Brennand faz 09 anos no dia 12 de setembro e tem muito o que comemorar. Contabiliza um público de mais de 1 milhão e 600 mil visitantes desde sua abertura. Deste total, cerca de um milhão é referente ao público escolar. A comemoração se estende por todo o mês com programação diversificada e cultural, que premia palestras, apresentações do Ária Ballet e Ballet Margô Duarte, show do Quinteto Violado e mostra sobre os 40 anos do grupo pernambucano.


O início da festa ocorre neste sábado(10), com mesa redonda no auditório, às 14h30, sobre as Visões Múltiplas sobre o Brasil Holandês, organizado pelo Núcleo de Pesquisa e Documentação do Instituto. A mesa contará com a participação de Leonardo Dantas Silva, coordenador do Núcleo de Pesquisa do IRB, do pesquisador do Instituto Ricardo Brennand, Hugo Coelho Vieira, do vice-presidente do Arquivo Judaico de Pernambuco, Daniel de Oliveira Breda e o bolsista do CNPq do Pós-Doutorado Júnior, Daniel de Souza Leão Vieira. Na ocasião o historiador Leonardo Dantas lança a segunda edição do livro Holandeses em Pernambuco com autógrafos do autor e coquetel para o público.



Neste domingo (11), às 16h, na Galeria do complexo cultural, oito bailarinos do Ária Ballet reúnem numa única apresentação, trechos de várias peças já executadas pelo grupo que vão do neoclássico ao clássico. A apresentação tem início com todos os bailarinos executando o número de música brasileira “Bandolins”. Na programação também haverá o solo do número Esmeralda, pas –de-deux, além do duo executado por dois bailarinos do ballet de Branca de Neve.



De 13 a 15 de setembro, o Instituto Ricardo Brennand em parceria com o Laboratório Líber da UFPE, sediará a Conferência Internacional Tecnologia, Cultura e Memória: Estratégias para a preservação e o acesso a informação, no auditório do complexo cultural. O evento nestes três dias, discutirá as contribuições teóricas que questionam as noções de memória e que colocam o investigador diante de novas metodologias, de novos mecanismos de funcionamento. A Conferência reunirá pesquisadores, profissionais, estudantes e empresários interessados em promover o intercâmbio no campo das tecnologias aplicadas ao patrimônio cultural.



No sábado (17), a coordenadora dos cursos de bacharelado em Artes Plásticas das Faculdades Integradas Barros Melo, Nicole Cosh, juntamente com a historiadora, socióloga e professora, Joana D’Arc e o mestre em psicologia cognitiva, Felipe Querette movimentam às 15h, no auditório do Instituto, comandam palestra no auditório sobre a Produção Artística em Pernambuco.



O Quinteto Violado faz show, no próximo dia 18 de setembro, às 17h, na galeria do Instituto Ricardo Brennand e inaugura a mostra Lá vem os Violados!. A exposição reúne, até o dia 02 de outubro, fotografias, imagens em audiovisual, entrevistas e testemunhos que contam e relembram a trajetória do Quinteto por meio de projeções, estações multimídias e outras plataformas. Em um dos ambientes criados, uma linha do tempo convidará os visitantes a uma viagem por quatro décadas de produção artística, com textos e imagens dos álbuns lançados e dos espetáculos montados. Haverá também um junkebox com cerca de 50 títulos da discografia, entre álbuns, coletâneas e participações, dando aos visitantes ouvintes a chance de criar sua trilha sonora.



De 20 a 24, o Instituto sedia a Primavera dos Museus. A programação tem início dia 20, às 15h, com a Mesa Narrativas do Nascer- Construindo memórias e Experiências Femininas que será ministrada pelo professor do Curso de Antropologia da UFPE, Elaine Muller e a sócia- fundadora do Instituto Nômades, Dan Gayoso.



A arte educadora, arteterapeuta e analista junguiana Patrícia Barreto comanda no dia 21, às 15h, no auditório do complexo cultural, Vivencia Arteterapêutica: Por trás do Tempo, para o Grupo do Coração, Jardim Primavera. Dia 22, às 14h, o arte educador Carlito Person ministra para ONG Menina Mulher, Oficina de Moda. Na sexta-feira(23), às 14h, a arte educadora Edilene Barbosa comanda Oficina de Reciclagem de papel para animadores culturais da Prefeitura da Cidade do Recife.



No sábado 24, a partir das 15h, acontece a 57ª edição do Projeto Peça a peça com o tema: Mulher e Fetiche. A programação tem início às 15h, com a leitura da obra e oficina com a arte educadora Priscila Souza no ateliê do Instituto. As 16h, a atriz Márcia Cruz movimenta no foyer leitura dramática de poemas de poetas brasileiras.

Encerrando a programação festiva do aniversário do Instituto Ricardo Brennand, dia 25, às 16h, na Galeria, o tradicional Ballet Margô Duarte, que este ano comemora seus 40 anos, apresenta o número As Floristas, com doze meninas de 10 a 12 anos e também, uma variação do repertório Pássaro Azul com Maria Clara Duarte.







SERVIÇO:



Aniversário de 9 anos do Instituto Ricardo Brennand


Quando: de 10 a 25 de setembro, das 13h às 17h

Quanto: R$ 15,00 (Inteira) e R$ 5,00 (meia)

Informações: (81) 2121-0365







0 comentários:

Postar um comentário

Deixe aqui sua sugestão e/ou comentário, a PERTO DE CASA agradece.