sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Programação FREEPORTO 2010


PROGRAMAÇÃO FREEPORTO 2010
SEXTA-FEIRA – 03 DE DEZEMBRO DE 2010 - ATO I - REPARTIR O PÃO – LUCILA NOGUEIRA

Falarão meus poemas pelas ruas
O escritor pernambucano Roberto Queiroz comanda um recital com seus convidados, a partir das 18h, no Bar Burburinho.

Cigana sim, faca na cintura
O escritor e músico uruguaio Martín Palacio Gamboa faz uma apresentação musical, a partir das 20h, no Espaço Corpos Percussivos.

Mas não demores tanto
O escritor e artista plástico amazonense Pedro Rodrigues lê textos de sua autoria e entrega o 1º Prêmio Pierre Menard de Cover Literário, a partir das 20h30, no Espaço Corpos Percussivos.

E então seremos pedra solitária
O leitor pernambucano Daniel Xavier abre a FreePorto numa conversa sobre Campos de Carvalho com o escritor pernambucano Marcelino Freire e o escritor mineiro Mario Prata, a partir das 21h, no Espaço Corpos Percussivos.

Mudaram só os nomes dos tiranos
O escritores pernambucanos Artur Rogério, Wellington de Melo e o escritor paulista Bruno Piffardini comandam a posse dos senadores da Nova Bulgária, a partir das 22h, na Rua da Moeda. Participação especial do músico e escritor cearense Allan Sales, interpretando o hino neobúlgaro.

A fada chora anunciando a morte
As bandas pernambucanas Gandharva e Voyeur apresentam-se, a partir das 23h, na Rua da Moeda.

O escritor pernambucano Wellington de Melo, acompanhado pelo músico pernambucano Jorge Martins e pelo grupo de maracatu Corpos Percussivos, realiza leitura de poemas do seu livro O peso do medo, 30 poemas em fúria, a partir das 0h, na Rua da Moeda.

SÁBADO – 04 DE DEZEMBRO DE 2010 - ATO II – CELEBRAR A CARNE – SILVANA MENEZES

No Paço Alfândega tudo é vazio
Passeio em ônibus turístico com intervenções literárias pela Nova Bulgária (Bairro do Recife), a partir das 14h, saída da Rua da Moeda.

Pouco lhes importa se eu sei abrir uma porta
A banda Enxaqueca toca a Swingueira da Noiva, com belas canções inspiradas em poemas famosos, a partir das 15h, na Rua da Moeda.

Diz a Tim que depois eu conto tim tim por tim tim
Duplas de escritores se apresentam, a partir das 16h, na Rua da Moeda.
Allan Salles e Mariane Bigio
Malungo e Isabella Marques
Pedro Américo de Farias e Flô
Raísa Feitosa e André de Senna

Não quero mais saber de escrever poemas
O professor pernambucano Alexandre Furtado apresenta a professora pernambucana Renata Pimentel, que medeia um bate-papo com o escritor mato-grossense Nicolas Behr e a escritora carioca Bruna Beber, a partir das 17h, no Café Cultural Fafire – Especial FreePorto, na Rua da Moeda.

Quando soltaram os cachorros loucos era noite
Duplas de escritores se apresentam, a partir das 18h, na Rua da Moeda.
Renata Santana e Vitoria Fulô
Ícaro Tenório e Vertim Moura
Júlia Larré e Bruna Beber
Jomard Muniz de Britto e Nicolas Behr

O Cineclube AZouganda, da Universidade de Pernambuco, exibe filmes, a partir das 18h, no Espaço Corpos Percussivos.

Vi Dom Helder comendo docinhos
A equipe de produção da FreePorto se alimenta e descansa um pouco porque também é filha de Deus, a partir das 19h, onde eles quiserem.

Quero escrever meus versos em teu corpo nu
Os escritores pernambucanos Johnny Martins, Delmo Montenegro e Raimundo de Moraes conversam sobre poesia homoerótica, a partir das 19h45, no Espaço Corpos Percussivos.

À noite sonho com todos os poetas na farra
O público entrevista o escritor pernambucano Marcelino Freire, a partir das 20h30, no Espaço Corpos Percussivos.

Quantas?
O grupo literário Vozes Femininas, formado pelas escritoras pernambucanas Mariane Bigio e Susana Moraes e pela escritora paraibana Silvana Menezes, se apresenta, a partir das 21h30, na Rua da Moeda.

Hoje eu vou sair
A escritora paraibana Silvana Menezes autografa seu primeiro livro publicado, Vire a página, a partir das 22h, na Rua da Moeda.

Debruçada diante do papel em branco
A companhia teatral Cia Duvidosa apresenta o espetáculo Esta propriedade está condenada, dirigido por Sidmar Giannette, texto de Tennessee Williams, com os atores Lorena Cronemberger e Samuel Bennaton no elenco, a partir das 22h30, na Rua da Moeda.

Inundada!
Festa de Despedida de Solteiro com o DJ Mr. Kaya, a partir das 23h, no Bar Burburinho.
Entrada: R$ 5,00
Venda antecipada no local

DOMINGO – 05 DE DEZEMBRO DE 2010 - ATO III – BEBER O VINHO – CAMPOS DE CARVALHO
Nenhum candidato a voluntário
O grupo literário Autoajuda literária, formado pelos escritores pernambucanos Gerusa Leal, Cícero Belmar, Lúcia Moura, Fernando Farias e Raimundo de Moraes, e a escritora paraibana Cida Pedrosa, realiza leitura de contos, a partir das 14h, no Espaço Corpos Percussivos.

MSPDIDRBOPMDB
O escritor cearense Ronaldo Correia de Brito e o escritor paraibano Cristhiano Aguiar leem contos, a partir das 14h50, no Espaço Corpos Percussivos.

O senhor já foi à Bulgária?
O escritor pernambucano Wellington de Melo ouve com o público o escritor cearense Everardo Norões falar sobre poesia e ler seus poemas, a partir das 15h30, no Espaço Corpos Percussivos.

Capítulo sem sexo
O escritor paulista Bruno Piffardini conversa com o escritor mineiro Mario Prata, a partir das 16h, no Espaço Corpos Percussivos.


Mandei-o tomar no Ó e não no Zero.
Os escritores pernambucanos Artur Rogério e Martides Silva se apresentam, a partir das 17h, na Rua da Moeda.

Foi no tempo em que os bichos falavam
O escritor pernambucano Aymmar Rodriguéz comanda um recital profano ao deus Pintão e a PPP – Procissão Profana de Poesia, que, acompanhada do Maracatu Fio Terra, sai, a partir das 17h, da Explatônia (conhecido como Marco Zero) em direção à Rua da Moeda.

Até página antiga resolveu aterrissar aqui
Cerimônia d’O casamento da Raposa, a partir das 18h, na Rua da Moeda.
Os músicos pernambucanos João Menelau, Kiko de Carnavale e Zé Manoel interpretam a canção O casamento da raposa na Nova Bulgária.

Saí pra matar o tempo e matei-o
Show com as bandas Sabiá Sensível e Rivotrill, a partir das 19h, na Rua da Moeda.

------
Durante toda a FreePorto

Tempo. Exposição de trabalhos do fotógrafo pernambucano Felipe Ferreira, edição de Fred Jordão, no Bar Burburinho.
Церемония (Tseremoniya). Exposição de painéis do artista plástico pernambucano Raoni Assis, no Espaço Corpos Percussivos.
Jantar com as estrelas. Degustação de pratos de cardápio homenageando escritores participantes da FreePorto, no Bar Burburinho.
O Poder cai na gandaia! Durante os três dias, toda a cúpula do governo da Nova Bulgária congraçará com os cidadãos, batendo fotos e distribuindo autógrafos na Rua da Moeda e na Rua Tomazina.

-------
Out-Fest – Programação Paralela
Agora a FreePorto também tem sua programação paralela, como toda boa festa literária, promovida com a colaboração do Supremo Ministério da Cultura e Habitação da Nova Bulgária.
Confira nossa esfuziante programação, que acontece sempre no Polo Cruz do Patrão, local aprazível e de acessibilidade estonteante.
04 de dezembro
1. A dialética negativa de Adorno sob uma perspectiva marxista na obra de João do Morro: intersecções. Palestrante: Nicolai Gagarin, PhD. A partir das 2h (manhã), no Polo Cruz do Patrão. Vagas limitadas.
2. Um novo olhar sobre a poesia impopular neobúlgara enquanto manifestação incorpórea dos vassalos Rosália Rolha de Poço, Luizinho Mora na Lua e Zeca Cara de Barraca. Palestrante: Ermetildes Zolari, bibliotecária. A partir das 4h (manhã), no Polo Cruz do Patrão. Vagas limitadas.

05 de dezembro
3. A fenomenologia concreta de Alexandre Kojève na obra de Octavio Paz: um itinerário duvidoso. Palestrante: Artur Lins, Margrave do Bom Jesus. A partir das 2h (manhã), no Polo Cruz do Patrão. Vagas limitadas.
4. Idiossincrasia e contrassensos entre estética e ideologia na nova poética búlgara – uma análise pós-Althusseriana. Palestrante: Bruno Piffardini, Arconte-Litigador. A partir das 4h (manhã), no Polo Cruz do Patrão. Vagas limitadas.

Reservas antecipadas: freeportofestaliteraria@gmail.com
----------------------------

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe aqui sua sugestão e/ou comentário, a PERTO DE CASA agradece.