sexta-feira, 24 de setembro de 2010

DANÇA FLAMENCA NO INSTITUTO RICARDO BRENNAND - SÁBADO, DIA 25 DE SETEMBRO



Três bailarinas do grupo de Karina Leiro se apresentam no foyer, às 16h30, acompanhadas de músicos e instrumentos típicos da dança


A Dança Flamenca vai invadir o foyer do Instituto Ricardo Brennand, na Várzea, neste sábado (25), a partir das 16h30. É que o grupo de dança da bailarina e professora de flamenco do curso de extensão da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Karina Leiro se apresenta no complexo cultural, na Várzea.

O baile flamenco À Flor da Pele será executado, em três partes por ela e pelas bailarinas Mércia Siqueira e Cida Portino que dançarão os ritmos por tangos, bulerías e por sevillanas. Os músicos Claudinho Santana e Lucas Almeida tocarão, respectivamente, o cajón (caixa percursiva) e a guitarra flamenca. Na apresentação haverá troca de figurino.


Flamenco-É uma arte popular aplicada ao modo particular de dançar, cantar e tocar


guitarra proveniente da região de Andaluzia, no sul da Espanha. A Andaluzia é formada por oito províncias que são: Sevilla, Granada, Málaga, Córdoba, Jerez, Huelva, Cádiz e Almería.


Os primeiros testemunhos do surgimento dessa arte datam do século XVI. Os locais de origem seriam Sevilla, Jerez e Cádiz, as três cidades consideradas a "Santíssima Trindade" do Flamenco.


Suas raízes estão calcadas num sedimento artístico composto por diferentes e sobrepostas civilizações como a árabe, judaica, hindu-paquistã, bizantina, cigana, entre outras.


A iniciativa no IRB integra a 49ª edição do projeto Peça a peça que elegeu o fonógrafo, que é uma caixa de música de ficha, em madeira jacarandá, da marca Vila Rica, datada de 1910 e que contém 27 músicas clássicas. Paralela a apresentação será exibido junto ao fonógrafo, na saída da exposição dos Pintores Viajantes, na Pinacoteca, o vídeo solo Takatatá da balilarina Karina Leiro, que aborda as conexões rítmicas entre o flamenco e a dança pernambucano Cavalo Marinho.


Dentro da programação do Peça a peça haverá também, às 15h, uma leitura da obra desta edição pelos historiadores Tony Fontes e Carol Chaves. Às 16h, o arte educador do IRB, Emanuel Lima, realiza no ateliê do complexo cultural oficina de musicalização para todas as idades, usando o corpo para trabalhar algumas noções de ritmo.


SERVIÇO:


49º Edição do Projeto Peça a peça


Onde: Instituto Ricardo Brennand, no Engenho São João, s/n, na Várzea


Quando: Sábado(25), a partir das 15h


Quanto: R$ 5,00 (inteira) e R$ 2,00 (meia)


Informações: (81) 2121-0354 -  (81) 2121-0354

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe aqui sua sugestão e/ou comentário, a PERTO DE CASA agradece.