quarta-feira, 12 de maio de 2010

INSTITUTO RICARDO BRENAND - Programação Semanal para comemorar o Dia do Museu




O Dia Internacional do Museu é comemorado no mundo inteiro na próxima terça-feira (18) e, a ação educativa do Instituto Ricardo Brennand, coordenada por Áurea Bezerra, preparou uma semana de programação especial em comemoração a data instituída pelo Comitê Internacional de Museus (ICOM).

Amparada no tema “Museus para a Harmonia Social” o IRB irá movimentar palestras, apresentação de trabalhos acadêmicos sobre o complexo cultural, recital de poesia, apresentação musical para grupo da terceira idade, atividades para crianças, concertos de flautas, entre outras ações.

A programação do IRB tem início no domingo(16), com a liberação da taxa de bilheteria para que o público confira gratuitamente as exposições permanentes de Frans Post, Pintores Viajantes e do Julgamento de Nicolau Fouquet, na Pinacoteca. No Castelo São João, os visitantes irão se deparar com mais de três mil peças, de diversas procedências, que representam históricos testemunhais das artes da guerra e caça, em seis séculos.

Na terça-feira (18), o centro das atenções é o auditório, onde acontecem, das 14h às 17h, apresentações de trabalhos acadêmicos que tiveram como objeto de estudo o Instituto Ricardo Brennand. A professora e pesquisadora Nicole Cosh apresenta: Coleção de Coleções no Instituto Ricardo Brennand. A pedagoga e estudante de Museologia Poliana Freire Silva expõe: O Museu como Espaço Educacional: Um Olhar sobre o Instituto Ricardo Brennand. Neste mesmo dia a professora Silvana de Souza Conrado detalha seu trabalho sobre a Formação Continuada de Professores de Arte nos Museus do Recife.

O Professor Emérito da Universidade de Brasília, Edson Nery da Fonseca, comanda na quarta(19), no auditório do IRB, a partir das 15h, um recital de poesias. O grupo da Universidade da 3ª idade (Unati), ligado a Universidade Federal de Pernambuco, terá uma tarde diferente também neste dia. Além de uma visita acompanhada ao acervo do complexo cultural, terá oportunidade de apreciar o recital e a apresentação solo de Demóstenes Cavalcanti. O músico vai tocar violão e cavaquinho e reviver clássicos da bossa, seresta e samba. O show acontece na cafeteria, a partir das 16h.

Na quinta feira (20), das 14h às 16h, a programação é voltada para o público infantil. Cerca de 25 crianças de uma creche da Várzea irão participar da oficina de contação de histórias que será ministrada pela ilustradora e escritora Elaine Bonfim e a arte/educadora Catarina Luizines.

Na sexta-feira(21), a programação da Semana do Museu será voltada para o seguimento turístico com palestra dos turismólogos Rafaela Simão, Daniel Formiga e do estudante de Turismo do Instituto Federal de Pernambuco(IFPE), Joacy Gomes, para agentes de viagens, guias e taxistas que frequentam o IRB. A ação acontece das 14h às 17h30.

A programação em comemoração ao Dia Internacional do Museu é encerrada no sábado(22), em grande estilo com um concerto de flauta doce do Grupo Consort de Flautas, da Universidade Federal de Pernambuco. O show acontece no foyer do complexo cultural, a partir das 15h.

SERVIÇO:

Programação semanal em comemoração ao Dia do Museu

Quando: Dias 16,18,19.20,21 e 22/05.

Onde: Instituto Ricardo Brennand – Engenho São João, S/N, na Várzea. (Alameda Antônio Brennand- - Continuação da rua Professor Luiz Freire, próximo ao IFPE)

Aberto de Terça a Domingo, das 13h às 17h.


Entrada: R$ 5,00 (Inteira), R$ 2,00 (Meia). As terças-feiras a entrada é gratuita.

Informações: (81) 2121-0352/0354.