quarta-feira, 24 de março de 2010

MUSEU DO ESTADO INAUGURA SESSÃO DE FILMES ESPANHÓIS NESTA SEXTA-FEIRA (26)

El Corazón de la Tierra abre a primeiras das inúmeras exibições que deverão ocorrer até o final do  ano.
O Diretor do filme, Antonio Cuadri, ministrará palestra ao público.


Promover um intercâmbio cultural entre Pernambuco e Espanha através do audiovisual é uma das finalidades da temporada de cinema hispânico que terá início nesta sexta-feira (26), no Museu do Estado de Pernambuco (Mepe). A iniciativa, promovida em parceria com o Instituto Cervantes, traz em seu primeiro encontro o diretor castelhano Antonio Cuadri para debater, sobre sua mais recente produção, El Corazón de la Tierra (O coração da terra), que será exibida ao público partir das 18h.


O longa trata da história do forasteiro Maximiliano Tornet que chega ao estado de Huelva, no sul da Espanha, para liderar uma mobilização de trabalhadores de uma mina de cobre que, até então, eram explorados por uma companhia inglesa. O filme é o quarto da carreira de Antonio Cuadri, membro fundador da Academia da Ciência e das Artes da Televisão da Espanha.


O cineasta espanhol terá ao seu lado personalidades do cinema pernambucano para discutir questões comuns aos dois lugares e as singularidades de cada produção. Estarão na mesa, além de Paulo Caldas – diretor de filmes como Baile Perfumado e Deserto Feliz –, o vice-coordenador do curso de cinema da UFPE, Paulo Cunha e o presidente da Federação Pernambucana de Cineclube (FEPEC), Gê Carvalho.

As sessões de cinema espanhol deverão acontecer em duas sextas-feiras de cada mês até o final do ano. Para abril, já estão programadas exibições filmes dirigidos exclusivamente por mulheres hispânicas, como parte do Festival Espaço Feminino cujo objetivo será mostrar produções que refletem o olhar da mulher sobre seu próprio universo. Na seleção, curtas e longas-metragens como Lo mejor de mí, de Roser Aguilar; El Secreto de Educar, de Sonia Tercero; Nadar, de Carla Subirana; Rémoras, de Marisa la Fuente, entre outras películas.


Os ingressos custam R$2 e R$1 para estudantes. Alunos do Instituto Cervantes terão entrada gratuita.


SERVIÇO

Sessão de cinema espanhol


Data: 26/03 (sexta-feira)

Horário: 18h

Local: Museu do Estado de Pernambuco (Avenida Rui Barbosa, 960, Graças)


ACESSE


www.nacaocultural.pe.gov.br