terça-feira, 29 de dezembro de 2009

FUNDARPE - PROGRAMAÇÃO

A última semana de dezembro reserva uma programação especial para quem está de férias e pretende aproveitar o tempo visitando os museus e espaços culturais de Pernambuco. Pensando nisso, a Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe) preparou um roteiro especial para quem quiser visitar os espaços culturais. Neste final de ano, os equipamentos do Recife fecham as portas a partir do meio-dia da quinta-feira (31) para recesso e reabrem ao público a partir da terça (05). Já os museus de Olinda (Mac e Mureo) fecham a partir da quarta-feira (30) e reabrem no dia 05/01.




Mas não é só quem estiver na capital que tem opções para as férias: no Interior, a pedida é conferir exposição em homenagem a Luiz Gonzaga, no Museu do Barro de Caruaru (Mubac). O Mestre Gonzagão, aniversariante do mês de dezembro, foi o grande homenageado também do Projeto Viva Gonzagão, em Exu, terra natal do Rei do Baião, que este ano recebeu o Festival Pernambuco Nação Cultural no início do mês. Já o Cine-Teatro Guarany, em Triunfo, fica aberto para visitação do público até a quarta-feira (30).




Confira o que abre e fecha no final do ano e as opções de lazer para esta semana nos equipamentos da Fundarpe:

Museu do Estado de Pernambuco (MEPE)



A exposição “República, 120 anos no Brasil” segue esta semana no Espaço Cícero Dias, no Museu do Estado. A mostra está dividida em três espaços: Cidadania, Desafios, e Cidade/Cidadão. Através de exposição multimídia e interativa, o visitante vai ter a oportunidade de passear pelos anos de 1822 até 2009.

Esse é o último evento de uma série de comemorações alusivas aos 120 anos da República no Brasil, que começaram no último dia 15 de novembro, com a abertura do seminário “República e Cidadania no Brasil e no Mundo: Desafios e Perspectivas para o Século XXI”. A exposição fica em cartaz até o dia 7 de fevereiro no Espaço Cícero Dias do Museu do Estado. A entrada é gratuita. O Mepe fecha para o público na quinta-feira (31) a partir das 13h e reabre no horário normal de funcionamento na próxima terça-feira (05).





MUSEU REGIONAL DE OLINDA (Mureo)





O Museu Regional de Olinda (Mureo) está aberto ao público até quarta-feira (30/12) às 13h com exposição de seu acervo permanente. A partir da terça-feira (05/01), a casa reabre no seu horário normal de funcionamento. Durante todo o mês de janeiro, o Mureo não funcionará nos finais de semana.


MUSEU DE ARTE CONTEMPORÂNEA (MAC)



Localizado na Rua 13 de Maio, no Sítio Histórico de Olinda, o Museu de Arte Contemporânea recebe o público nesta semana com exposição de seu acervo permanente, composto por 15 coleções e cerca de 4 mil obras de artistas brasileiros.


CASA DA CULTURA






O Natal já acabou, mas a Casa da Cultura segue com sua programação natalina até a quinta-feira (31), com shows abertos ao público no seu pátio externo. Depois de breve recesso, a casa reabre a partir do sábado (02) com mais apresentações culturais, até o fechamento do ciclo natalino, no Dia de Reis, que é comemorado na quarta-feira (06/01).



Os shows têm início às 14h e, na programação, o público confere apresentações típicas de pastoris, fandangos, bois, cavalos marinhos e reisados, além de grupos como Noise e Viola, Bacnaré e Orquestra Popular da Mata Norte, de Aliança.




TORRE MALAKOFF






A Torre Malakoff segue com a exposição Fonofotografia até a quinta-feira (31) às 13h e, em seguida, ficará em recesso até o início de janeiro. O espaço cultural reabre suas portas para atividades na terça-feira (05/01).



A exposição Fono Fotografia é o resultado de um projeto que une sons e imagens do cotidiano de Pernambuco, representado em suas urbanidades e ruralidades e conta com apoio da Prefeitura do Recife e da Fundarpe através do Funcultura.





ESTAÇÃO CULTURAL JOSÉ ERMÍRIO DE MORAES






Mais novo espaço cultural inaugurado pela Fundarpe em Jaboatão dos Guararapes, a Estação Cultural José Ermírio de Moraes estará fechada durante esta semana e reabre ao público na primeira semana de janeiro de 2010.





MUSEU DE ARTE SACRA DE PERNAMBUCO (MASPE)






O Museu de Arte Sacra de Pernambuco (Maspe) está fechado por motivo de reforma, sem previsão de data para reabertura.




ESPAÇO PASÁRGADA




O Espaço Pasárgada estará em recesso durante toda esta semana e reabre a partir de janeiro com programação a ser definida.






MUSEU DO BARRO DE CARUARU (MUBAC)





O público de Caruaru pode conferir esta semana os últimos dias da Exposição “Luiz Gonzaga – Rei do Baião”. A exposição, montada com peças em barro do acervo do museu, fica aberta ao público até quinta-feira (31/12) às 13h.









0 comentários:

Postar um comentário

Deixe aqui sua sugestão e/ou comentário, a PERTO DE CASA agradece.