terça-feira, 10 de novembro de 2009

MUSEU DO ESTADO PRESTA HOMENAGEM A TEREZA DOURADO



Na foto: José Cláudio, Gil Vicente e Tereza

A Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), por meio da Sociedade dos Amigos do Museu do Estado, promove, nesta quarta-feira (11), às 19h, homenagem a uma das maiores incentivadoras da arte em Pernambuco, Tereza Dourado, falecida neste ano. A exposição Pintores de Tereza Dourado reúne 23 obras dos inúmeros artistas que trabalharam com Tereza durante os anos em que manteve sua prestigiada galeria Futuro 25 Artes Plásticas. A mostra fica aberta à visitação no Palacete do Museu até o próximo dia 25.

Além de colecionadora de obras de arte, Tereza também era marchand, promovendo artistas conceituados como José Cláudio, Guita Charifker, Francisco Brennand, Darel, Gil Vicente, dentre outros. “Ela trabalhou com quem considerava a nata dos artistas plásticos pernambucanos, sempre priorizando qualidade sobre quantidade, não se interessando pelo que considerava uma ‘venda fácil’”, lembrou seu filho Euclides Dourado.

A história de vida de Tereza Dourado passa, ainda, pela política. A forte ligação com o governador Miguel Arraes rendeu o cargo de superintendente da Legião Brasileira de Assistência (LBA) e o de oficial do gabinete de Dona Madalena Arraes na Cruzada de Ação Social.

SERVIÇO

Abertura da exposição Pintores de Tereza Dourado

Data: 11/11

Horário: 19h

Local: Museu do Estado de Pernambuco, Av. Rui Barbosa, 960, Graças - Recife/PE

Entrada Franca



Visitação:

Até o dia 25 de novembro

Segunda a sexta, das 9h às 17h, e sábados e domingos, das 14h às 17h.

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe aqui sua sugestão e/ou comentário, a PERTO DE CASA agradece.