quinta-feira, 1 de outubro de 2009

CONSCIÊNCIA E SABEDORIA (enviado pelo Dr. Carlos Bayma)



Só há dois tipos de emoção: a boa e a ruim. Se soubéssemos usá-las adequadamente muito sofrimento seria perfeitamente dispensável de nossas vidas. Muita gente já se deu conta disso, quer por sua percepção e consciência aguçadas, quer pelas dificuldades e doenças que enfrentaram em sua jornada terrena.

A boa notícia é que – não importa em que situação esteja – você pode e deve melhorar sua vida assim que tornar-se mais consciente.

Consciência é a palavra chave. Consciência é o caminho. Aposto que mais da metade daquilo que você chama de “seus problemas” não são seus. São de outras pessoas. Aposto que inúmeras vezes você disse “sim” quando na realidade seu ser interior queria que dissesse “não”. Aposto também que muitas vezes você se cobrou tanto, exigiu de si o impossível e, depois de achar que tinha falhado, condenou-se impiedosamente.

E, dessa forma, acho até que você – nem de longe – é a pessoa mais importante de sua vida. Outros é que devem ser. Ou que sempre arruma algo ou alguém para jogar a responsabilidade de seus fracassos. Entenda que emoções funcionam como uma bússola. Elas informam – muitas vezes antecipadamente – que o caminho escolhido pode trazer problemas, dificuldades, desavenças e doenças. Também, seguindo o mesmo princípio, esclarece que determinados caminhos que despertam bons sentimentos e sensações podem e devem ser trilhados.

Portanto, não diga “sim” quando sente no íntimo que deve dizer “não. Não se cobre tanto, não se condene exageradamente, particularmente em relação ao passado. Deixe de condenar os outros por causa de sua fragilidade. Pare de viver focado em um futuro que não chegou – e talvez nem chegue ou chegue de outra forma completamente diferente -, deixando de viver o presente, tempo único no qual algo de bom, produtivo e evolutivo pode ser feito. Só o agora importa. Só o agora tem poder. Só o agora pode ser trabalhado para tirá-lo do buraco – afetivo, financeiro, de doenças – em que você se meteu.

Aceite-se e aceite tudo que ocorreu em sua vida, sem julgamentos ou condenações. Esqueça o passado. Não se preocupe com o futuro. E, se não se sente feliz agora, faça diferente para obter resultados diferentes, pois continuando com os mesmo padrões de comportamento e com a consciência adormecida, você vai continuar no fundo do próprio buraco que cavou.

©2009 Carlos Bayma

Um comentário:

Deixe aqui sua sugestão e/ou comentário, a PERTO DE CASA agradece.