segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Seminário discute patrimônio pernambucano no Museu do Estado

Nesta terça (18), presidente da Fundarpe, Luciana Azevedo, participa do 2º Seminário dePatrimônio Cultural de Pernambuco. Evento é aberto ao público e inscrições são gratuitas
Professores, pesquisadores e o público atuante na área de preservação cultural estarão reunidos, a partir desta terça-feira (18), no Museu do Estado de Pernambuco (Mepe), onde acontece a segunda edição do Seminário de Patrimônio Cultural de Pernambuco. A abertura será às 14h, com presença da presidente da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), Luciana Azevedo. Até o dia 21, haverá mais de 15 palestras em que serão apresentadas as ações governamentais na área de preservação de patrimônio.
O evento faz parte da Semana do Patrimônio Cultural de Pernambuco, organizado pelo Governo. Para participar do Seminário não é necessário fazer inscrição prévia. Os interessados devem chegar com antecedência no dia de abertura do evento (18) e efetuar a inscrição gratuita no local. Serão disponibilizadas 75 vagas.

No primeiro dia, além de apresentar as políticas públicas que vêm sendo adotadas no setor, Luciana participará do lançamento do catálogo Patrimônios de Pernambuco, produzido em parceria com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). A edição conta com 75 páginas em que estão listados todos os bens tombados ou em processo de tombamento em Pernambuco.

Às 16h, representantes das prefeituras do Cabo de Santo Agostinho, Caruaru, Goiana, Igarassu, Olinda Recife e da administração do arquipélago de Fernando de Noronha participam da palestra “Desafios da preservação nos municípios e perspectivas diante do PAC das Cidades Históricas”.

O Seminário também será oportunidade para apresentação dos projetos em andamento na área de patrimônio, contemplados pelo edital do Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura (Funcultura). O evento conta ainda com mesas redondas das quais deverão participar estudiosos, como Isabel Guillen, professora do Departamento de História da UFPE; José Jorge de Carvalho, professor do Departamento do Antropologia da Universidade de Brasília (UNB); e Alexandre Dias, professor do departamento de Musicultura da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

As apresentações dos grupos Caboclinho Canindé do Recife, Afoxé Oyá Alaxé, Cavalo-Marinho de Biu Alexandre e dos maracatus Estrela Brilhante de Igarassu e Nazaré da Mata encerrarão o evento na sexta-feira (21) brindando o público com manifestações da cultura regional.

TOMBAMENTO – Entre as recentes ações tomadas pela Fundarpe para possibilitar a preservação de patrimônios materiais e culturais de Pernambuco, está o tombamento do Parque Aza Branca e da antiga Casa de Januário (pai de Luiz Gonzaga), em Exu, homologado pelo Governador Eduardo Campos, no último dia 1º de agosto. A ação é resultado de um longo processo de pesquisas históricas e análises técnicas, que permitiram identificar os pontos em que se faz necessária a intervenção do poder público estadual, a fim de preservar os locais que abrigam grande parte da história do Rei do Baião.

No último dia 4, também foi dado início ao processo de tombamento de sete jardins projetados pelo paisagista Roberto Burle Marx, que neste ano completaria 100 anos de vida. A equipe da Fundarpe realizará análises técnicas e estruturais dos jardins da Praça de Casa Forte, Praça do Derby, Praça Euclides da Cunha (bairro da Madalena), Praça da República, Praça Faria Neves (bairro de Dois Irmãos), Praça Salgado Filho (próximo ao Aeroporto Internacional dos Guararapes), além dos jardins internos do Palácio do Campo das Princesas. Após a análise, a proposta será submetida à apreciação do Conselho Estadual de Cultura que encaminhará, posteriormente, ao governador do Estado para que seja feita a homologação definitiva do tombamento. Entretanto, até a conclusão do processo, os jardins já ficam sob a proteção do poder público estadual.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO

Seminário de Patrimônio Cultural de Pernambuco Data: 18/08 (terça-feira) a 21/08 (sexta-feira)Local: Museu do Estado de Pernambuco (Av. Rui Barbosa, Graças)

18/08 (terça-feira) 14h
Abertura do Seminário – Célia Campos (Diretora de Preservação da Fundarpe)
Luciana Azevedo (Presidente da Fundarpe) – Instrumentos da Política de Cultura em Pernambuco
16h – Desafios da preservação nos municípios e perspectivas diante do PAC das Cidades HistóricasPalestrantes: representantes das prefeituras de Cabo de Santo Agostinho, Caruaru, Goiana, Igarassu, Olinda, Recife e da administração de Fernando de Noronha

19/08 (quarta-feira)
8h30 – Restauro e adequação da Casa de Câmara e Cadeia, em Brejo da Madre de DeusPalestrante: Dora Dimenstein

Projeto de restauração do forro da capela dos noviços da ordem do 3º Conjunto Franciscano de Olinda Palestrante: Rosane Piccolo (CECI)

10h30 – Cultura dos Objetos, resgate e preservação do patrimônio imaterial e documental das famílias no Memorial da Justiça em Pernambuco Palestrantes: Sílvia Cortez e Josué Humberto

Site do Instituto Judaico Palestrantes: Tânia Kauffman e Daniel Breda (Arquivo Judaico de Pernambuco)

14h- Educação patrimonial no município de Belo Jardim Palestrante: Clarisse Fraga

História, causos e lendas de um rio / Destino Capibaribe – a exposição da expediçãoPalestrante: História, causos e lendas de um rio / Destino Capibaribe – a exposição da expedição

20/08(quinta-feira)
8h30 – Entre Santos e Encantados Gustavo Vilar

Ritmos, cores e gestos da negritude pernambucana de 1979 a 1990Isabel Guillen (UFPE)

10h30 – Inventário dos saberes e práticas das parteiras indígenas de PE Palestrante: Sumaia Vieira

Usina Nego do TimbóPalestrante: Wagner Porto Cruz

Roteiros poético de Pernambuco: historia, memória e paisagem Palestrante: Liliane Jamir (FAFIRE)

14h– Mesa redonda: O Patrimônio Imaterial em debate: impacto dos planos de salvaguarda na valorização e manutenção da cultura imaterial Participantes: José Jorge de Carvalho (UNB), Carmem Lélis (Prefeitura do Recife) e Isabel Guillen (UFPE)

21/08 (sexta-feira)
8h30 – Alternativas metodológicas de pesquisa sobre o patrimônio imaterial: um estudo de caso em espaços favelizados no Rio de Janeiro Palestrante: Alexandre Dias (UFRJ)

Fundação Casa Grande: um espaço de vivência em gestão cultural para crianças e jovens Palestrante: Alemberg Quidins (Fundação Casa Grande – Ceará)

10h30 – Identidade e registro audiovisual Palestrante: Vicent Carelli (Vídeo nas Aldeias/PE)

Memorial Severina Paraíso da Silva (Mãe Biu): a experiência de um museu comunitário afro-descendente em PernambucoPalestrante: Hildo Leal (Nação Xambá)

14h – Roda de Mestres – Terreiro de Memórias: o processo de transmissão de saberes nas culturas populares Palestrantes: Juracy Simões (caboclinho), Maria Helena (afoxé), Dona Olga (maracatu baque virado), Barachinha (maracatu baque solto), Biu Alexandre (cavalo-marinho)

16h – Apresentações culturais (Caboclinho Canindé do Recife, Afoxé Oyá Alaxé, Maracatu de Baque Solto Estrela Brilhante de Nazaré da Mata, Maracatu de Baque Virado Estrela Brilhante de Igarassu e Cavalo-Marinho Estrela de Ouro do Condado

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe aqui sua sugestão e/ou comentário, a PERTO DE CASA agradece.