sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Mepe recebe mostra comemorativa aos 80 anos de Tereza Costa Rêgo


Na próxima quinta-feira (3 de setembro), às 19h, acontece a abertura da exposição Retrospectiva, na qual a artista faz um apanhado de todas as obras de sua carreira

Oitenta anos de vida contados por meio das telas. A trajetória artística da pernambucana Tereza Costa Rêgo, que neste ano comemora seu octogésimo aniversário, será desvendada na mostra Retrospectiva em cartaz a partir da próxima quinta-feira (3 de setembro), no Museu do Estado de Pernambuco (Mepe). A exposição é composta tanto por quadros produzidos no início da carreira da artista, apaixonada por Olinda, como por trabalhos mais recentes, incluindo a série inédita Pintar é libertar.


Nessa última fase, Tereza aposta em elementos simbólicos e figuras surrealistas que fazem referências a temáticas diversas. O apocalipse, um dos livros bíblicos preferidos da artista, é trabalhado em um imenso mural, que mede 12m de largura e 1,8m de comprimento. Dividido em cinco partes, o painel de fundo avermelhado é atravessado por uma serpente gigante, rodeada por inúmeras figuras minúsculas que fazem alusão a elementos sacros e profanos.


O apreço pelas grandes dimensões também pode ser observado em séries anteriores, como em Imaginário Bordel e Sete Luas de Sangue. A primeira é um retrato fantasioso da artista sobre os bordéis do Recife nos anos 50. As pinturas foram criadas a partir dos relatos que ouvia de amigos e familiares quando era mais jovem. Em Sete luas de sangue, Tereza deixa extravasar sua veia muralista, pintando, em sete telas, lutas históricas, como a Batalha dos Guararapes e a Guerra de Canudos. O manifesto político, entretanto, vem acompanhado de uma boa dose de poesia, característica permanente em toda sua carreira.


A exposição fica em cartaz até o dia 27 de setembro. O Museu do Estado fica na Avenida Rui Barbosa, 960, Graças. A visitação é de terça a sexta-feira, no horário das 9h às 17h, e sábados e domingos, das 14h às 17h.

Serviço
Abertura da mostra Retrospectiva, de Tereza da Costa Rêgo
Data: 03/09 (quinta-feira)
Horário: 19h
Local: Museu do Estado de Pernambuco (Av. Rui Barbosa, 960, Graças)

Período de Visitação:
De 4 a 27 de setembro
Terça a sexta (9h às 17h) e sábados e domingos (14h às 17h)

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe aqui sua sugestão e/ou comentário, a PERTO DE CASA agradece.