terça-feira, 10 de março de 2009

Exposição do Plaza

Plaza abre exposição da Fundaj em

comemoração ao aniversário do Recife


Em homenagem ao aniversário de 472 anos do Recife, no próximo dia 12 de março, o Plaza Shopping recebe desta terça-feira (10) até 22 de abril, no piso “L3 – Passarela” a exposição “Recife, no princípio era o Porto...”. A mostra integra o valioso acervo da Fundação Joaquim Nabuco e é composta por 16 grandes painéis com textos e fotos que contam a história do surgimento da cidade, a partir do Porto.


O nome Recife, por exemplo, teve sua origem inspirada nas pedras dos arrecifes. Locais que assinalam também a cidade como porto comercial, onde atracavam embarcações trazendo produtos manufaturados, artigos de luxo da Europa e negros escravos da África. E, também, de onde as embarcações partiam levando cargas de pau-brasil, açúcar, aguardente e algodão.

A história da cidade está muito ligada a esta marca e origem. E é exatamente o que a exposição procura enfocar, através da tradução dada ao movimento portuário, cuja economia agroexportadora teve influencia direta no crescimento e na expansão da cidade. Bem como na paisagem, no cenário urbano e na sua vida política e social.

‘Em 2006, essa exposição integrou o II Seminário Internacional Fórum Universitário Mercosul (FoMerco), de 19 e 21 de setembro), no Memorial da América Latina, em São Paulo,lembra a diretora de documentação da Fundação Joaquim Nabuco, Rita de Cássia Barbosa de Araújo.
Segundo Rita de Cássia, a inspiração para o projeto veio da mostra “Bairro do Recife: espaço e história”, também realizada pela Fundaj, em 1991, na Galeria Massagana. Isso porque o Bairro do Recife tem muita importância nesse contexto. Era lá onde se concentrava as atividades administrativas e funcionais, ligadas ao comercio de importação e exportação. E suas ruas estreitas, tortuosas e escuras foram alvo de um surto modernizador, em meados do século XIX.
Em 1910 a Reforma Urbana atingiu o Porto e o próprio Bairro do Recife e fez ruir quarteirões inteiros, derrubando prédios e desenhos seculares da ruas, o que acelerou a transformação da paisagem.


A exposição “Recife, no princípio era o Porto...” fica aberta ao público no horário de funcionamento do Plaza, de segunda a sábado, das 10h às 22h. E aos domingos, das 12h às 20h. O acesso é gratuito.

Um comentário:

  1. O reconhecimento através da historia, o respeito às origens, tudo isto engrandece ao Povo de uma cidade. Recife merece tudo isto, encantadora cidade brasileira.

    ResponderExcluir

Deixe aqui sua sugestão e/ou comentário, a PERTO DE CASA agradece.