terça-feira, 30 de setembro de 2008

Cem Anos de Imigraçãom Japonesa mostra no IRB

Cem anos de imigração japonesa ganha mostra inédita no IRB

Um pedacinho da história recente do design japonês vai aportar de 01 a 19 de outubro no Instituto Ricardo Brennand. O complexo cultural, na Várzea, vai abrigar a exposição itinerante Design do Japão Hoje 100 – Um estilo de Vida Contemporâneo que é uma celebração à criatividade na produção de formas e funções, dando um panorama amplo da evolução do estilo de vida urbano deste povo. A iniciativa também faz parte dos eventos em comemoração ao Ano do Intercâmbio Brasil-Japão, e aos 100 Anos da Imigração Japonesa no Brasil.
A mostra, que será aberta para convidados e imprensa, às 19h30, do próximo dia 30 de setembro, têm por objetivo levar os visitantes a trilharem pelos caminhos da cultura japonesa atual e se introduzirem, às mais recentes tendências e características do design japonês e às inspirações na arte de criação
O acervo, que será exposto na Pinacoteca do IRB, reúne obras selecionadas dos mais finos exemplos do design japonês, criados a partir de 1990, por uma comissão de professores, curadores e especialistas em design do Japão, com ênfase em produtos utilizados na vida cotidiana.
Outros objetos do período pós-guerra, principalmente dos anos 50, foram incluídos para ilustrar a origem do design atual. Também não foram esquecidos produtos que marcaram a história do design, como os primeiros eletrônicos portáteis da Sony, e objetos com design visionário, do período pós-guerra (década de 50), que inspiraram as tendências do atual estilo.
O design dos produtos de uso doméstico, atua como um espelho, refletindo a vida da nossa sociedade e o estilo de vida das pessoas, oferecendo um retrato vívido das aspirações e fantasias, ao usufruírem dos objetos e das suas funções; assim como dos designers e das empresas que os criam.
O evento que está sendo organizado pelo Consulado Geral do Japão e Fundação Japão, com apoios do Instituto Ricardo Brennand, da Metropolitan, do Restaurante Quina do Futuro, Comissão Organizadora do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil/ Recife e Rede Globo Nordeste já percorreu várias cidades do Brasil e do mundo.
No Brasil, a exposição já aportou no Museu Nacional de Belas Artes, no Rio de Janeiro, no MASP, em São Paulo, na Casa Andrade Muricy, em Curitiba/PR, na Casa das Onze Janelas, em Belém/PA, no Centro Cultural da Palácio da Justiça, em Manaus/AM e no Átrio dos Vitrais do Edifício Matriz da CAIXA, em Brasília. Após a exposição na Pinacoteca do IRB, o acervo será embarcado para Porto Alegre/RS, em última exposição no país.
A passagem da exposição pelo Brasil, resultou do planejamento feito pelo governo do Japão, incluiu o Consulado Geral do Japão no Recife, na programação de eventos comemorativos do centenário, lançada em fevereiro passado, em conjunto com a Comissão de Comemoração do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil/Recife.
SERVIÇO:

Exposição: Design do Japão Hoje 100 – Um Estilo de Vida Contemporâneo
Local: Instituto Ricardo Brennand
Alameda Antônio Brennand s/n, Várzea, ReciE
Período: 01 a 19 de outubro (de terça a domingo)
Horário: das 13 às 17h
Entrada: R$ 5.00 (inteira) R$ 2,00 (meia-entrada)
Informações: (81) 2121- 0354/0352



Um comentário:

  1. É do Japão que vem o Haikai, a forma mais sublime de Poetizar formando imagens da nossa natureza em poucas palvras. Banzai.

    ResponderExcluir

Deixe aqui sua sugestão e/ou comentário, a PERTO DE CASA agradece.