quarta-feira, 30 de junho de 2010
ELYANNA CALDAS REALIZA CONCERTO NO IRB
A pianista pernambucana se apresenta no domingo(04),às 15h30, no foyer do complexo cultural, na Várzea
O som virtuoso do piano da pernambucana Elyanna Caldas vai invadir o foyer do Instituto Ricardo Brennand neste domingo(04), a partir das 15h30. A pianista é a atração do Acordes para o Museu projeto mensal que visa valorizar os talentos pernambucanos.
Natural do Recife, Elyanna iniciou os estudos musicais com as irmãs Hilda e Nysia Nobre e depois tornou-se aluna do pianista potiguar Waldemar de Almeida. Seu talento foi comprovado logo cedo quando realizou aos 10 anos de idade, seu primeiro recital e, aos 18 anos, representou Pernambuco no V Concurso Internacional Frederico Chopin, na Polônia, sendo a única candidata brasileira presente ao certame.
Com uma trajetória de sucesso, em 1956 obteve o 2º prêmio do Concurso Rádio Ministério de Educação do Rio de Janeiro realizando logo após recitais promovidos pela Juventude Musical Brasileira em Maceió, Itabuna, Ilhéus (inaugurando a Sociedade de Concertos) e Salvador. Em 1957 partiu para a França, em decorrência do 1º prêmio no Concurso Magda Tagliaferro (RJ), o que lhe valeu uma bolsa de estudos de um ano em Paris, quando foi aluna de Magda Tagliaferro e de Lazare Lévy.
Em 1958 seguiu para Varsóvia com uma bolsa de estudos do Governo Polonês para se especializar com a professora Marguerita Trombini-Kazuro. Nos anos de 1957, 1958 e 1967 Elyanna participou de cursos nos Festivais de Salzburg (Áustria) e na Academia de Música de Viena onde foi aluna de Bruno Seldlhofer.
Caldas participou do II Concurso Nacional de Piano da Bahia, em 1960, obtendo o 3º prêmio, quando foi solista da Orquestra Sinfônica da Reitoria da Universidade baiana, no IV Concerto de Beethoven sob a regência do maestro Souza Lima.
Em 1967 voltou à Europa para novos cursos ligados à Pedagogia Pianística, onde concluiu licenciatura em Música pela École Normale de Musique de Paris (1968), na classe de Jeanne Blancard. É igualmente licenciada em Letras pela UFPE.
Professora fundadora do Curso de Música da UFPE, ali dedicou-se ao magistério por três décadas. Lecionou também no Conservatório Pernambucano de Música, órgão que dirigiu de 87 a 91 e de 95 a 97. Como idealizadora do Movimento Arte e Cultura do Nordeste, durante cinco anos, manteve intensa atividade artística.
O concerto será constituído de 4 Mazurkas, 1 Improviso, 2 Noturnos, 1 Balada e 1 Scherzo de Frédéric Chopin (1810/1849), em virtude da comemoração do bicentenário de nascimento do compositor polonês. A apresentação será no Foyer do Instituto Ricardo Brennand, em frente à recepção, a partir das 15h30.
Serviço:
Acordes para o Museu: Elyanna Caldas
Onde: Instituto Ricardo Brennand - Alameda Antônio Brennand, s/n -Várzea
Quando: 04 de julho de 2010
Hora: 15h30
Preço: R$ 5,00(inteira) e R$ 2,00 (meia). Estudantes e adultos maiores de 65 anos pagam meia entrada. Crianças menores de 07 anos não pagam
Informações: (81) 2121-0352/0365